7 dicas para passar em um concurso público

Concursos
Ingressar na carreira pública é o objetivo de muitas pessoas, horas de estudos e investimentos são necessários para conseguir uma boa colocação. Há pessoas que optam por estudar em cursinhos particulares e outras organizam seu próprio cronograma. É comum encontrar dificuldades para começar a organizar os estudos, a seguir damos 7 dicas que podem auxiliar a montar uma rotina dedicada a passar em concursos públicos.

1 – É necessário ter foco, decidir qual a carreira deseja seguir e direcionar os estudos para ela. Há muitos editais abertos e apesar de alguns solicitarem a mesma formação, nem sempre exigem os mesmos conhecimentos. Há disciplinas que aparecerão na maioria deles, como Língua Portuguesa e Matemática, mas alguns cobrarão legislações e conhecimentos específicos.

2 – Estude o edital do concurso que deseja prestar. É comum se perder na organização dos estudos quando se quer estudar sem direcionamento. Nos editais constará a grade das disciplinas que serão cobradas e pode ocorrer indicação de bibliografia. Além disso, é no edital que constarão as datas para organizar a agenda de estudos e as etapas que precisam ser cumpridas para garantir a inscrição.

3 – Estabeleça uma rotina de estudos, com o conteúdo organizado e com horários dedicados para o estudo de cada matéria, será mais fácil cumprir todas as tarefas. Estabeleça um cronograma e tente segui-lo corretamente. Trace metas possíveis de serem atingidas e, se julgar necessário, altere sua grade.

4 – Dedique uma parte do cronograma para a prática de exercícios, na internet é fácil encontrar provas anteriores e sites com questões específicas de cada conteúdo. Além de testar seus conhecimentos, esta será uma oportunidade de se familiarizar com a linguagem utilizada nas provas de concursos.

5 – Busque informação na internet, muitos sites como o Youtube possuem canais dedicados aos concurseiros. Você poderá achar vídeos de professores tirando dúvidas, resolvendo questões, ajudando a organizar um cronograma de estudos e até vídeos de outras pessoas que também estão estudando e querem compartilhar suas experiências. Reserve um tempo para assistir as dicas das pessoas que já conseguiram aprovação.

6 – Pesquise sites de estudos especializados em concursos públicos, neles é comum encontrar apostilas e exercícios que podem auxiliar nos seus estudos. Em alguns será possível interagir em fóruns de discussão, que abordam dúvidas e dicas sobre editais e conteúdos. Alguns desses sites podem cobrar mensalidades ou taxas, mas com uma pesquisa apurada é possível encontrar muito material gratuito.

7 – Encontre seu método, um fator que desmotiva muitas pessoas que estão estudando para passar em uma vaga de concurso público é traçar metas que não podem cumprir. O ritmo de cada um é diferente, avalie quais são as suas maiores dificuldades e monte uma estratégia que se adapte a sua rotina. Teste seu método e o modifique sempre que achar necessário, com o tempo você descobrirá qual é a maneira que mais facilita a assimilação de conteúdo. O importante é criar uma estratégia que atenda suas necessidades e te impulsione na direção que você precisa.

Escreva seu comentário

Para enviar a sua avaliação você deve estar logado.